Quem Somos

 

“We are the Professionals’’*

 

A Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC) é uma associação profissional que representa profissionais de informação turística nas categorias de Guia-Intérprete e Correio de Turismo.

A AGIC nasceu no dia 13 de Maio de 2004 por escritura pública (Diário da República nº 171, 3ª série, 22 de Julho de 2004),  na sequência do 1º Congresso Nacional de Guias-Intérpretes e Correios de Turismo realizado a 31 de Janeiro de 2004.

Durante este congresso, onde estiveram reunidos mais de cem profissionais, analisou-se a evolução do exercício da profissão ao longo do século XX e foram debatidos múltiplos aspectos e exigências que os novos desafios impunham.

Foi deste debate alargado que se abriu o caminho para a criação desta associação. O ano de 2004 ficou marcado pela formalização da AGIC e elaboração dos seus Estatutos, permitindo a realização da primeira eleição para os órgãos sociais.

A actividade turística cedo se revelou essencial ao desenvolvimento económico do país, assim como a regulamentação de profissões que pudessem responder aos requisitos. Verifica-se que a primeira regulamentação da profissão de Guia-Intérprete data de 1912, sendo então já exigível uma licença para o seu exercício.

Em 1936 assiste-se a uma nova vaga legislativa e regulamentadora da profissão, respondendo às novas realidades e abrindo caminho para legislação mais recente.

O final dos anos setenta consolida as linhas mestras que vão estar na base de toda a legislação que vai caracterizar e regulamentar o exercício da actividade, os requisitos de formação, bem como outras características inerentes às profissões.

Ao longo da sua existência a AGIC tem mantido contactos com várias entidades oficiais relacionadas com a actividade turística, entre as quais se destacam: Secretaria de Estado do Turismo, Confederação de Turismo Português, Secretaria de Estado da Segurança Social, Câmara Municipal de Lisboa, PSP e GNR de várias regiões, ASAE, Autoridade da Concorrência, IGESPAR, IMC, Autoridade para as Condições do Trabalho, grupos parlamentares com assento na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, APAVT e SNATTI.

Desde a sua fundação, a AGIC tem comemorado o Dia Internacional do Guia-Intérprete, a 21 de Fevereiro. As comemorações foram sempre pautadas pelo encontro dos profissionais em almoços e jantares convívio, associadas a actividades de carácter cultural.

Com o intuito de divulgar a existência da AGIC e promover os seus profissionais, a associação esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (com stand próprio, em 2006 e 2010) e na FITUR (Madrid, 2008 e 2011).

 

O Guia-Intérprete Nacional é o profissional que acompanha turistas em viagens e visitas a locais de interesse turístico, tais como museus, palácios e monumentos nacionais, prestando informação de carácter geral, histórico e cultural, cuja actividade abrange todo o território nacional.

O Guia-Intérprete Regional é o profissional que acompanha turistas em viagens e visitas locais de interesse turístico, tais como museus, palácios e monumentos nacionais, prestando informação de carácter geral, histórico e cultural, cuja actividade se exerce exclusivamente numa região definida

O Correio de Turismo é o profissional que acompanha turistas em viagens ao país e ao estrangeiro, como representante dos respectivos organizadores, velando pelo bem-estar dos turistas e pelo cumprimento do programa das viagens, sendo-lhe vedado conduzir visitas a museus, palácios e monumentos nacionais.

 

* Em 2013 foi assinada a Declaração de Macau que realça a importância dos Guias-Intérpretes declarando que estes “são os profissionais”.

A AGIC diponibiliza profissionais a visitantes individuais e grupos para os seguintes serviços:

  • Circuitos nacionais;
  • Visitas locais;
  • Visitas a pé;
  • Visitas culturais e temáticas;
  • Visitas para grupos escolares;
  • Visitas personalizadas;
  • Acompanhamento de grupos no estrangeiro;
  • Colaboração na organização de congressos, eventos e incentivos

Para mais informações, Contacte-nos