Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo 

Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo 

Bordallo II, Arte no Metro e a retoma do turismo

As notícias que marcaram a actividade do turismo durante o mês de Setembro.

Para a grande maioria dos profissionais de turismo, o mundo pára em Setembro. Não há jantares com amigos, saídas culturais, ignoram-se emails com informação que não tenha utilidade imediata, vive-se em suspenso até a época terminar. 

E como não houve tempo para ler sobre as novidades do turismo ou da cultura em Portugal, fizemos uma recolha das notícias que consideramos mais relevantes para a nossa actividade. Para ler quando houver tempo para respirar.

Bordallo II

Já passaram por ele de certeza, a nova instalação de Bordalo II, Lighted Crows 2022 na Praça do Comércioserve para celebrar os 150 anos da Carris. Vai estar em exposição até ao dia 16 de Outubro. 

Lighted Crows 2022 por Bordallo II
Foto Carris

Arte no Metro

Ainda no campo da arte pública, a rede do Metropolitano de Lisboa ganhou este mês mais uma da belga Françoise Schein (que já tinha tinha realizado os painéis da estação do Parque). Desta vez é um painel de 12 metros de comprimento intitulado Mapeamento inacabado do Conhecimento exposto na estação da Encarnação. 

Novos Passadiços do Douro

A norte, na região do Douro foram inaugurados no início do mês novos passadiços que unem duas regiões classificadas como Património Mundial pela Unesco: a Paisagem do Douro Vinhateiro e a Arte Pré-histórica de Foz Coa.

Visita virtual à Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra lançou uma aplicação que permite ao visitante conhecer o património de forma mais interactiva. Através da plataforma UC Space of Knowledge pode-se percorrer os espaços mais emblemáticos da Universidade: Capela de São Miguel, Rua Larga, Pátio das Escolas, Jardim Botânico e o Aqueduto de S. Sebastião, Palácio Real e a Biblioteca Joanina e Prisão Académica.

A retoma do Turismo

Como todos sentimos na pele, os meses de verão assistiram a um intenso reavivar da actividade turística. Os números também nos dão conta da recuperação pós-pandemia. 

Ainda em Agosto, a AICEP dava conta do aumento do número de visitantes vindos dos Estados Unidos da América. Do total dos turistas estrangeiros, os EUA ocupam a 3ª posição, sendo ultrapassados pelos espanhóis e britânicos.  

Também a Publituris indica que houve um aumento de 205% no número de hóspedes em Portugal quando comparado com o mesmo período de 2021. Este aumento também se reflectiu positivamente nas transações com recurso a cartões bancários estrangeiros em Portugal. São os franceses aqueles que mais gastam no país, com 18% do total.  

Turistas no Palácio da Pena
Turistas no Palácio da Pena. © L. Abrantes

Os distritos que mais beneficiaram deste aumento da actividade turística foram Lisboa, Faro, Porto, e as regiões autónoma dos Açores e Madeira.

VIII CNIT – “OS TURISMOS QUE NOS UNEM”

Para terminar este périplo pelas notícias mais relevantes do mundo do turismo, relembramos que o VIII Congresso Nacional de Informação Turística está cada vez mais próximo. Este ano o CNIT acontece entre margens: em Lisboa na Universidade Lusófona e no Alfeite, na Escola Naval do Alfeite. 

Cartaz CNIT 2022
Cartaz CNIT 2022

O tema do congresso, “Os Turismos que nos unem – Uma viagem pelas Ciências, Letras, Natureza e Artes” é justificado pelas palavras da Cristina Leal, responsável pela Comissão Científica do congresso:

A escolha invulgar da realização do CNIT em dois locais separados, um em cada dia do congresso, prendeu-se com a também quantidade invulgar de efemérides que quisemos assinalar, e que justificam estas escolhas. As efemérides a que nos referimos, os 500 anos da morte de Abraham Zacuto (1522), os 100 anos do nascimento de José Saramago (1922), os 100 anos da primeira travessia área do Atlântico Sul (1922), os 200 anos da Independência do Brasil (1822), os 200 da primeira constituição portuguesa (1822), entre outros, potenciam uma aproximação das profissões de Informação Turística a novas leituras da interpretação do património, como seja o Turismo Literário, o Turismo Científico, não descurando o Turismo de Natureza e as Artes Performativas. 

Cristina Leal, Comissão Científica

O programa preliminar pode ser consultado directamente no site do Congresso. As inscrições em Early Bird abrem no dia 1 de Outubro. 

A todos, bom trabalho!

Deixe um comentário

Outros artigos

Reuniao-Turismo

Actividade da Direcção Maio/ Junho 2024

Damos conhecimento da actividade da AGIC durante os meses de Maio e Junho. Maio 2024 No dia 13 de Maio a AGIC celebrou o seu vigésimo Aniversário. São 20

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Talk to us