(Texto e Fotos de Cátia Garcia – Comissão Organizadora do Dia Do Guia)
Alguma vez pensaram num Guia-Intérprete como um Embaixador do Turismo Verde? Como podemos nós Guia-Intérpretes contribuir para um Turismo mais responsável? Foi com este mote que decidimos celebrar o Dia do Guia longe das cidades grandes, dos destinos massificados.
Turismo Verde / slow travelling
Ribatejo, Valada, verde, o rio Tejo, tempo, slow travelling.
Com o Só Rio como parceiros, passeamos no Rio descobrindo Avieiros, a ilha dos Cavalos e muito mais. Provamos vinhos da região. Aventuramo-nos em escala e outras tantas actividades cheias de adrenalina. Almoçamos maravilhosamente dando foco à gastronomia local.
Obrigada à Equipa fantástica do Só Rio! Que profissionalismo e simpatia.
Aprendemos sobre a região com o Dr Miguel Leal, que nos guiou também pela vila e debatemos o tema deste ano.
Ficamos a conhecer os Vinhos Franco, Joana da Cana, que tão bem representam o terroir da região vitivinícola do Tejo. “Da terra ao copo sempre com paixão”, é o lema deste negócio de família!
A troca de ideias foi maravilhosa e estamos prontos para o desafio de sermos um exemplo de um turismo responsável, aquele que respeita a cultura local, os negócios locais, os povos locais, a gastronomia, o ambiente.
Agradecemos a presença da Maria João Seabra, da Your Boutique Agency, por nos relembrar que guias e agentes de viagem devem trabalhar em conjunto, ouvindo-se e apoiando-se nos desafios.
Foi um dia tão bonito. Celebremos.