Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo
+351931108540
Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo
Duração: 16 horas (8 aulas), durante o mês de Fevereiro, a começar na segunda-feira dia 6 e a terminar na sexta-feira 17 (sessões de 1h30/2h)
Horário: Segundas, terças, quintas e sextas-feiras – 18h-20h00
Sessões a 6, 7, 9, 10, 13, 14, 16 e 17 Fevereiro 2023
Por muitas vezes que tenhamos visitado estes monumentos, a verdade é que nunca vimos realmente tudo, ou nunca nos detivemos sobre algumas obras aí existentes com a atenção demorada e interrogante que estas merecem. Ou, tantas vezes, estamos presos à tradição historiográfica e a “mitos” que precisam ser rebatidos…
Os templos portugueses de origem medieval mais visitados pelos turistas, assim como outros templos que com eles se relacionam, conservam ainda importantes obras de escultura que documentam e relembram esse passado tão cheio de atração e fascínio. Do mosteiro de Chelas à Sé lisboa, passando pela de Évora, pelos mosteiros de Alcobaça e da Batalha e por tantos outros lugares mágicos, estas sessões querem revisitar obras desse longo tempo a que chamaram Idade Média. Algumas mudaram de lugar e integraram actualmente as colecções dos principais museus nacionais, também eles com forte potencial de atração turística. Começaremos no século X para viajarmos pelo tempo até ao século XV, num percurso por tantos anos plenos de criatividade, de mudança e também de continuidade nas formas de expressão artística. Como bem resumiu um Historiador e Critico de Arte português: “A arte é geralmente a primeira coisa reveladora das transformações que a humanidade deseja. Não é a política. A boa política é aquela que serve os verdadeiros anseios da humanidade, e esses verdadeiros anseios são expressos através da melhor Arte» (Rui Mário Gonçalves – entrevista à Antena 2, 1997).
Click one of our contacts below to chat on WhatsApp
Social Chat is free, download and try it now here!