AGIC

Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo 

Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo 

Heráldica e Património

Apresentação

A corrente proposta surge no encalço da visita heráldica proporcionada à Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo no dia 14 de Dezembro de 2017, por ocasião do Congresso que teve lugar no Mosteiro da Batalha. Perante o interesse e entusiasmo que a visita heráldica despertou, aventou-se a hipótese de o signatário acordar com a AGIC a realização de um curso de Heráldica, a realizar em 2019, na época do ano considerada mais oportuna pela Associação. O curso desenvolver-se-ia em local a acordar, destinando-se a um público não superior a 35 pessoas.

Resumo

Durante muito tempo, a Heráldica foi sistematicamente associada ao estudo das famílias, e em particular ao das famílias da nobreza, no encadeamento das suas gerações ao longo dos séculos. Contudo, a partir de meados do século XX, o saber heráldico tem vindo a ser renovado de forma significativa e rica de consequências. Em primeiro lugar, tem-se mostrado que o seu objecto de estudo é extraordinariamente variado, pois na verdade o uso de emblemas heráldicos, longe de se confinar às famílias e à nobreza, abrange uma enorme variedade de instituições e indivíduos, desde a Idade Média até à atualidade. Em segundo lugar, tem-se livrado a heráldica da sua tradicional dependência em relação a outro saber, a genealogia, abrindo-se assim novos campos de análise e de alcance, nomeadamente no âmbito da história social e das mentalidades. Destas renovações tem nascido um entendimento diferente da vetusta ciência dos brasões, e perspetivas mais amplas para o estudo destes fascinantes emblemas. O presente Curso visa fornecer uma visão geral sobre a origem e a história da heráldica desde o século XII até aos nossos dias, com especial relevo para a armaria portuguesa. Partindo de uma reflexão teórica e geral, serão em seguida analisados casos concretos, de forma a mostrar como pode a heráldica ser usada, hoje, para um melhor entendimento do património histórico, artístico e cultural português.

Programação

O curso compreende quatro sessões de duas horas

1.ª sessão: O que é a heráldica? Como e porque é que surgiu? Como se difundiu? Quem a usou? Quem a usa? Com que intuitos é usada? Como é usada? Como ler um emblema heráldico?

2.ª sessão: Panorama da história da heráldica desde a Idade Média até à actualidade.

3.ª sessão: A heráldica em Portugal – surgimento, características, história desde a Idade Média até à actualidade.

4.ª sessão: Heráldica, arte, literatura, identidade – a relação entre heráldica e património como instrumento para o entendimento e a valorização deste.

Estas sessões seriam completadas por uma visita de estudo final, que permitisse exemplificar com um caso concreto o contributo que a heráldica pode fornecer para a leitura de determinado património. À partida, parecem pertinentes as seguintes opções: Palácio Nacional de Sintra, Palácio Nacional da Pena, Palácio Nacional da Ajuda ou Museu Arqueológico do Carmo.

Data do Início: 7 Janeiro 2020
Fim da Formação: 23 Janeiro 2020
Nº de Sessões:
Data das Sessões:
Horários: 14h00 - 16h00
Local: Lisboa - auditório do Museu Nacional de Arte Antiga
Formato: Presencial
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO:
Preço Sócio AGIC:
Preço PIT não Sócio:
Preço estudantes:
Observações: Só quem se inscrever no curso inteiro tem direito a usufruir da aula prática. Local previsto: Palácio Nacional de Sintra em data a anunciar. Não são permitidas inscrições só para a aula prática. DATA(s) 08-01-2019 09-01-2019 15-01-2019 16-01-2019

Inscrição

Formador/a:

Miguel Metelo de Seixas

Miguel Metelo de Seixas nasceu em Lisboa em 1967. Doutorou-se em História com a tese Heráldica, representação do poder e memória da nação, defendida na Universidade Lusíada de Lisboa, onde exerce funções como docente desde 1992. É actualmente investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa, onde dirige o projecto “Heráldica, Identidade e Património: projecções de um código medieval”. Colabora como investigador e como consultor em diversos projectos de pesquisa, sempre na sua área de especialização – a heráldica. Principalmente neste campo do saber, tem publicado vasta obra, com cerca de uma centena de títulos, entre livros, coordenação e participação em obras colectivas, catálogos de exposições e artigos, incluindo a direcção da revista especializada Armas e Troféus. É desde 2011 presidente do Instituto Português de Heráldica.

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Talk to us