Este artigo foi escrito pela sócia Telma Sousa para a Revista, Together 1, publicada em Junho de 2020. Respeitámos o texto original, tal como foi publicado na revista nesse ano.
A outrora apelidada Estrada Real foi instituída no Plano Rodoviário, por decreto-lei no dia 11 de maio de 1945. Celebra-se, assim, este ano o 75º aniversário que, a Estrada Nacional 2 foi constituída tendo por base várias outras estradas. Acredita-se que parte do seu troço já teria sido calçada romana. Assim sendo, o início da sua história leva já uns séculos de existência, uma vez que foi criada para servir centralmente o reino português. Apenas foi concluída como estrada única em 1945.
A Estrada Nacional 2 (N2), com os seus 739,26 quilómetros, é a mais extensa estrada portuguesa. É a única na Europa que atravessa todo um país e no mundo há apenas outras duas, Route 66 nos EUA, e Ruta 40 na Argentina, que são mais extensas. Estende-se de Norte a Sul, ligando a cidade de Chaves, em Trás-osMontes, à cidade de Faro, no Algarve.
Ao longo do seu traçado passa por 35 concelhos (Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Castro Daire, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Penacova, Vila Nova de Poiares, Lousã, Góis, Pedrogão Grande, Sertã, Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ponte de Sor, Avis, Mora, Coruche, Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo, Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, Loulé, São Brás de Alportel e Faro). Atravessa pontes sobre 11 rios e percorre 11 serras.
É uma forma excelente de conhecer Portugal, a sua diversidade, cultura, paisagem, demografia, gastronomia e património.
Nestes últimos anos esta estrada tem vindo a ganhar fama. Há quem a faça de carro, de caravana, de mota, de bicicleta e até a pé ou mesmo a correr. Sim, os 739,26km!
É uma viagem de aventura onde o percurso em si é o destino e a finalidade da viagem não é apenas chegar ao fim. O país tem tanto para oferecer pelo caminho, incluindo as suas gentes que enriquecem toda a viagem transmitindo um sentimento de quase peregrinação, sendo que o lugar sagrado é o país em si. Em 2016 foi criada a AMREN2, Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 que tem como fim principal a criação de riqueza e valorização das pessoas dentro dos territórios atravessados pela N2, o desenvolvimento turístico, e a promoção económica e cultural dos municípios.
Aos poucos os municípios vão-se habituando à ideia de terem muitos visitantes que ali estão porque estão a “fazer a N2” e vão-se adaptando, incluindo a criação de alguns colecionáveis como badges e autocolantes. Existe um Passaporte Rota da Estrada Nacional 2, Edição AMREN2 (já na 4ª edição)
Com o intuito de registar e identificar o turista da Rota da EN2, a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 criou o Passaporte desta Rota. Contém a identificação dos 35 municípios atravessados pela EN2 e é uma ótima forma de recordar a viagem por aquela que é uma estrada única na Europa.
Os passaportes indicam os locais onde podem ser carimbados, como postos de turismo, cafés ou alojamentos, ao longo de todo o trajeto. É uma forma divertida de colecionar os carimbos dos municípios com o km onde se encontram as cidades.
Há também uma aplicação de apoio turístico à Rota da Estrada Nacional 2 Esta app para Android caracteriza-se por ser um Passaporte Digital da EN2.
Os viajantes da Estrada Nacional 2 podem carimbar digitalmente os municípios por onde passam através de um QR code, bem como encontrar e aceder a várias informações úteis sobre esta rota. Esta aplicação é muito recente (Janeiro de 2020) pelo que ainda tem detalhes a ser melhorados, mas o conceito está bem conseguido pelos quatro jovens universitários de Coimbra que a criaram.
Inspirados pelo trabalho feito pela Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, os códigos QR dão lugar aos carimbos que passam a ficar mesmo ao lado de todo um conjunto de informações necessárias para explorar a rota. A N2 tem aparecido cada vez mais nos media.
A Estrada Nacional 2 foi eleita um dos 19 locais a visitar em todo o mundo em 2019 pela conceituada editora norte-americana Frommer’s, sendo o único destino português na lista. Esta eleição foi feita por um conjunto de editores e escritores da Frommer’s a nível mundial, elegendo alguns dos destinos a visitar em todo o planeta, quer por serem novas atracções, por terem atingido marcos importantes ou por serem segredos por descobrir.
Já se encontra muito material à venda sobre esta aventura que é a N2. Gostei especialmente do livro de Afonso Reis Cabral, Leva-me contigo. Gostei do conceito de ir até ao mar pelo caminho mais longo.
Este é o momento para fazer esta estrada, para viver esta aventura. Sozinho, em família, com amigos… antes que ela esteja demasiado congestionada. Eu fiz e adorei.
Esta estrada vai dar que falar ainda mais. Nas próximas edições debruçar-me-ei sobre alguns aspetos mais práticos da mítica EN2.
Texto por Telma Sousa, Guia-Intérprete certificada e Correio de Turismo.