Visita guiada à Exposição “A Beleza da Água. João Vaz e o Museu de Marinha” (Pelos Curadores da Exposição, Alexandre São Marcos e Paulo Santos). Quinta-feira 30.11.2023 às 10.30, no Museu da Marinha.
João Vaz (1859-1931), nasceu em Setúbal e iniciou uma formação de Artista em 1872, na Academia Real de Belas Artes. Discípulo de Tomaz da Anunciação e de Silva Porto, foi figura marcante do “Grupo do Leão”, de Columbano, que revolucionou a arte portuguesa no final do séc. XIX.
Pintor da primeira fase do Naturalismo, realçou um aspeto fundamental da cultura portuguesa, o mar, as praias, os rios, as “águas belas”, numa abordagem tranquila de contemplação e de luz. A sua obra de pintura e a suas “Marinhas” revelam uma fortíssima ligação ao mar e à maritimidade da sua época. Viajou intensamente por Portugal pela Europa e Brasil, onde realizou exposições. Em Portugal, somou diversas intervenções artísticas em obras arquitetónicas relevantes (São Bento, Palácio do Buçaco, Museu Militar, Escola de Medicina…). Foi Professor e Diretor da Escola Industrial Afonso Domingues, em Lisboa com a qual representou Portugal nomeadamente na Exposição Universal em Paris, em 1900.
Ao celebrar o seu 160º. aniversário o Museu de Marinha decidiu integrar o Pintor João Vaz nas comemorações, dedicando lhe esta exposição. Aos dois curadores da Exposição, Alexandre São Marcos e Paulo Santos, coube a tarefa de exibir as obras de João Vaz, parte da valiosíssima coleção do Museu de Marinha, combinando-as com as de outras coleções publica e privadas.