“Alfacinha” (lisboeta) desde 1966. Mãe de dois filhos.
Fundadora do projecto Aliveness – Landscape Garden Tours.
Intrépida exploradora de florestas, savanas, estepes e mangais nas páginas dos meus livros favoritos.
Frequentei o ISLA e tornei-me guia-intérprete certificada em 1987.
Sem nunca abandonar a paixão pela leitura – licenciei-me em Línguas e Literaturas Modernas Inglês e Alemão nos corredores da Universidade Clássica de Lisboa, que troquei pela Universidade Nova da Av. Berna, após a frequência do programa ERASMUS em Hamburgo.
Em 2012 cumpri o sonho de escrever: foi publicado o meu livro “Guimarães – Guia de Cidade para Jovens Exploradores” – Ed. Planeta
https://www.youtube.com/watch?v=dL8r1ZvoRkw
A viver no Porto, no ano anterior fui ouvinte atenta em Serralves:
“Jacques Gréber – Urbanist and Garden Designer – 2011.
Em 2014 participei como membro da organização do pré-tour do Camellia Society Congress.
E, a partir daí, a consciência do tanto que não sei levou-me a fazer várias formações em temas de Natureza:
2018 Jardim Botânico da Universidade de Coimbra: Património Natural Botânico e Turismo Científico
2019 Introdução à Flora da Mata do Bussaco – Formação para Guias-intérpretes
2020 “Plantas – da Ciência à Arte” – Museu Nacional História Natural e da Ciência / Prof. Luís Mendonça – MNAA
2021 AJH – I Workshop Guia de Jardins Históricos
2022 AJH – II Workshop Guia de Jardins Históricos – Cercas Conventuais: Tibães / Bom Jesus
Membro Associação Jardins Históricos
2021 – Durante a pandemia lecionei a disciplina de inglês no Agrupamento de Escolas Pinhal de Frades, Seixal, a duas turmas do oitavo e a três do nono ano: adorei.
Foi um privilégio que me permitiu confirmar que partilhar acrescenta.
2023 Março – Primeiro grupo dedicado a visitar somente jardins de camélias no norte de Portugal com a Deutsche Kameliengesellschaft e. V.
05 a 15 Setembro 2023 – Atlanta Botanical Gardens
Jan. e Fev.2025 e Jan.2026 – Haus der Landschft : Jardim Botânico Tropical e Estufa Fria Lisboa
