Aproveitando o facto da Assembleia Geral Ordinária de Março de 2025 se ter deslocado a norte, a Direcção realizou visitas culturais nessa região do país.
Mosteiro Leça do Balio
A primeira visita foi ao Mosteiro de Leça do Balio, a convite da eng. Rita Marques, presidente da Fundação Livraria Lello. Agradecemos o convite e a simpatia com que nos recebeu!
O Mosteiro, com origem no século X, foi doado posteriormente à Ordem dos Hospitalários por D. Teresa e estava incluído na rota do Caminho de Santiago. Em 1923 foi adquirido pela família Ezequiel de Campos que transforma o edifício do Mosteiro em casa particular. Em 2016, é adquirido pelo Lionesa Group. É nessa altura que o Mosteiro passa por uma reabilitação conduzida pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Sidónio Pardal.
O Mosteiro é agora sede da Fundação Livraria Lello, apresentando um espaço expositivo, um auditório, uma área dedicada à gastronomia e um jardim.













Incluído no espaço, encontra-se a Escultura Aberta KM 234, realizada por Siza Vieira.



Mosteiro de S. Bento da Vitória
Por iniciativa da sócia Virgínia Gandra, visitámos também o Mosteiro de S. Bento da Vitória. Fomos acolhidos por Filipe Ferreira, gerente da loja Adoramos.






Casa da Guitarra
No segundo dia das nossas visitas, visitámos a Casa da Guitarra, fundada em 2012 com base numa paixão pela violaria e pela preservação cultural. O espaço procura promover a construção e a divulgação dos cordofones tradicionais portugueses, englobando uma exposição permanente sobre os instrumentos de cordas portugueses, concertos, workshops e também uma loja.



Santa Clara do Porto
A construção do Convento de Santa Clara data do século XV e após profundas obras de restauro realizadas entre 2019 e 2021, o convento está agora aberto ao público.













Assembleia Geral Ordinária
A AGO realizou-se no dia 21 de Março, no Hotel Black Tulip em Vila Nova de Gaia.




