Actividade AGIC Setembro 2025

REUNIÃO COM A CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

No dia 1 de Setembro, a direcção da AGIC, acompanhada pela sócia Leonor Tito, reuniu com o Departamento Municipal de Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal do Porto com vista a estreitar as ligações entre ambas as partes, a ajudar a criar dinâmicas que promovam um turismo de qualidade e a defender os interesses dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo. 

Dos pontos que levamos para reunião, destacamos os seguintes:
– Criação de mais lugares de estacionamento para autocarros (os existentes na Alfândega, por exemplo, são manifestamente insuficientes). 
– Restrição de uso de alto-falantes / colunas portáteis dentro da estação de S. Bento. 
– Participarmos ativamente junto do Concelho Municipal do Turismo. 
– Enumerámos pontos estratégicos de acessibilidade que devem ser melhorados. 

Em relação ao pouco espaço de estacionamento para autocarros, os participantes remeteram para o departamento de mobilidade – mas deram a entender que não se avizinham melhorias significativas a curto prazo. 

Em relação à Estação de São Bento, sendo esta gerida pela Infra-estruturas de Portugal, foge à área de atuação da CMP mas ficaram de os contactar a alertar para este facto. 

A CMP continua focada na sustentabilidade e equilíbrio entre a qualidade de vida dos seus habitantes e a qualidade da experiência turística. A redução de veículos continua a ser uma via para chegar a tal fim, bem como a limitação da circulação de autocarros. 

Preocupada com a (falta de) qualidade das visitas prestadas por guias sem qualificação, a CMP desenvolveu o projecto Confiança Porto, através do qual atribui um selo de qualidade aos profissionais que reunirem as características pre-definidas. Neste caso, destacamos a discriminação positiva em relação aos Guias-Intérpretes, reconhecidos pela CMP como tendo qualificação mais que suficiente para prestar serviços de qualidade e para criar narrativas verídicas e prestar informação fidedigna que prestigia a cidade do Porto. 

Este projeto não tem qualquer valor legal ainda mas pode acrescentar credibilidade e valor aos profissionais que obtenham o selo de qualidade. Por isso, eles recomendam que os guias que trabalhem no Porto se juntem a esta iniciativa. 

Ainda a este propósito, a CMP reconhece que os free tours são um problema para a cidade pelos seguintes factos:
– Uso de narrativas incorretas e até jocosas que podem denegrir a imagem da cidade
– Aumento do ruído com o uso de alto-falantes / colunas portáteis 
– Concentração de grandes números de pessoas em poucos pontos da cidade, aumentando o atrito entre residentes e visitantes
Infelizmente não existe um enquadramento legal que os impeça de operar pelo que, para já, não os conseguem limitar, vão antes sensibilizar o turista para não aderir a este tipo de produto. 

Num esforço de descentralizar o turismo, a CMP criou várias ferramentas online disponíveis em Visit Porto onde destacamos as seguintes:
– Curated Porto 
– Plan your journey
– Lojas tradicionais
– Plataforma Porto Acessível (disponível em breve)
Encorajamos os nossos sócios a explorarem estas ferramentas, até como forma de actualizar dados e reciclar conhecimentos. 

Em suma, sentimos que reforçamos a ligação com o atual executivo – pese embora este não fique a partir das próximas eleições. Esperamos para saber se o próximo executivo continuará com as mesmas políticas ou não. Assim que este executivo for eleito, marcaremos nova reunião com o mesmo no sentido de continuarmos a representar os Guias-Intérpretes e Correios de Turismo e trabalhar para um turismo de qualidade.


ELEVADOR DA GLÓRIA

Foi com grande pesar que testemunhámos uma das maiores tragédias que se abateu sobre a cidade de Lisboa, no passado dia 3 de Setembro. Ponto de ligação fundamental à parte alta da cidade e atracção turística muito importante, foram muitas as vezes que subimos e descemos neste elevador. Fica a dúvida do que o futuro lhe reserva. Para já, é um memorial, com o passeio ainda vedado pelas flores e fotografias.
Este acidente lançou para a esfera pública algo que tem vindo a ser notório na cidade de Lisboa, a pressão a que a cidade está sujeita e à qual parece não ter sabido adaptar-se. 
Sobre isto, o nosso presidente, Miguel Silva, deu uma entrevista à NiT que podem ler aqui.


REUNIÃO COM A APAVT

A direcção reuniu com Pedro Ferreira e Ricardo Figueiredo que mostraram muita vontade em manter a AGIC como parceiro fundamental para os seus associados. 
Agendámos nova reunião com o objetivo de prepararmos um documento para apresentar ao novos núcleos das CML e CMP, após eleições autárquicas, com os principais problemas nas respectivas cidades. Sobretudo a nível de mobilidade e possíveis soluções para esses problemas, assim como as alternativas que encontramos para a melhor gestão dos fluxos turísticos.
APAVT acredita na importância de ter Guias-Intérpretes certificados e, sendo uma associação bastante importante e com boas relações com a ATL e o Turismo de Portugal é um aliado fundamental na nossa causa.


REUNIÃO COM A FRESS

Reunimos com a directora do museu da FRESS, Dra. Margarida Montenegro, que tem sempre muito gosto em receber a AGIC, que encara como um parceiro fundamental. Mostrou ter muitas ideias para atrair visitantes ao Museu e os Guias são parceiros primordiais na divulgação, sobretudo a nível de privados ou pequenos grupos. Relembramos que o museu tem uma cafetaria que funciona como um escape calmo numa zona da cidade bastante congestionada. 
Iremos desenvolver uma parceria que nos permitirá usufruir do espaço no contexto de futuras formações. 


ASSOCIAÇÃO AVENIDA DA LIBERDADE

A AGIC é membro da Associação Avenida da Liberdade e, como tal, tem reuniões mensais com esta associação no sentido de estreitar a nossa colaboração. 
No futuro próximo pretendemos ser membros mais activos com os nossos tours também em eventos da Associação, alguns eventos têm de ser em regime voluntariado mas outros são pagos.
A Feira da Avenida, cujas datas estão anunciadas no site, poderá ser um dos momentos em que possamos estar presentes, aceitam-se ideias neste sentido!
Muitos de nós acompanhamos grupos nos mais variados serviços da Avenida e, como tal, relembramos a parceria para os nossos sócios, lembrando que têm de mostrar o cartão Agic para usufruir dos descontos. Podem consultá-los aqui.


Estão abertas as inscrições para o tão aguardado CNIT!
Podem consultar toda a informação e inscrever-se aqui.


Neste mês damos também as boas vindas aos novos associados
Teresa Pires
Cristina Paiva
Juntos, chegamos mais longe!

Deixe um comentário

Outros artigos