Promoção online para PITs

Promoção online para PITs

Como profissionais de Informação Turística, os Guias-Intérpretes trabalham em regime freelance, sendo contratados pelas agências de viagens. A angariação de trabalho passava maioritariamente pelo contacto com agentes de viagens tanto nacionais como estrangeiros. Nos últimos 10 anos, no entanto, a liberalização da profissão e a própria alteração dos hábitos dos turistas vieram trazer novos desafios….

Casas-Museu de Portugal: História e Colecções

Casas-Museu de Portugal: História e Colecções

A Associação Portuguesa de Casas-Museu (APCM) tem na sua missão reunir esforços para assegurar mais visibilidade e representação a nível nacional e internacional das Casas-Museu. Comunicar Património é uma das funções da Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC). A APCM partilhando a sua experiência é também um agente cultural aproximando os guias…

Iconografia do Natal

Iconografia do Natal

Que imagens temos dessa época do ano que associamos à família, mesa farta e presentes? Natal significa nascimento, algo de novo, esperança. Mas associamos também a um velho simpático e aos seus milagres voadores que cobrem o espaço do planeta numa só noite. E onde entra a história de uma criança nascida pobre e venerada…

Sensibilização Ambiental

Sensibilização Ambiental

Acção de Formação com uma componente em aula presencial (am) e outra com visita guiada pela cidade 1º Parte – de manhã Sala: Na sede da AGIC – Rua Alexandre Herculano, 19 r/c Horário: 10h Sensibilização ambiental: ” Pés na Terra, cabeça nas Estrelas” – em cerca de duas horas iremos do Big Bang às…

Iconografia da Páscoa

Iconografia da Páscoa

A Páscoa cristã são os dias em que se recorda a morte e a ressurreição de Jesus – a “pedra basilar” do cristianismo. Mas, na verdade, e no atropelo da rapidez da vida contemporânea, e entre novos personagens e símbolos que passaram a fazer parte do imaginário pascal, como coelhos e ovos de chocolate, por…

O Quotidiano Monástico em Lorvão

O Quotidiano Monástico em Lorvão

O Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Câmara Municipal de Penacova e a Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC) propõem um curso destinado a guias-intérpretes sobre o quotidiano monástico no Mosteiro de Lorvão nos séculos XIII a XVI. O principal objetivo…