AGIC

Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo 

Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo 

Actividade da Direcção em Setembro

Em plena época alta aproveitamos para dar conta da actividade da Direcção durante o mês de Setembro.

Sustentabilidade nas Excursões de cruzeiros

No dia 11 de Setembro a AGIC participou numa formação sobre sustentabilidade nas excursões de cruzeiros a convite da APAVT. A formação decorreu no âmbito do projecto europeu Sustour. Foram vários os temas abordados na acção: Conceito de sustentabilidade no turismo; Requisitos do mercado; Principais impactes ambientais, sociais e económicos do turismo; Funções e responsabilidades dos fornecedores de excursões em terra; Tipos de ações que podem ser tomadas no domínio dos transportes, da alimentação e das atividades, entre outros.

Visita Guiada para os Participantes da Conferência SUSTOUR

No encerramento da conferência do projecto SUSTOUR a nossa colega Paula Fernandes, em representação da AGIC, efectuou uma visita guiada em Cascais para os participantes.

O encerramento do projecto decorreu nos dias 13 e 14 de Setembro no Centro Cultural de Cascais e contou com cerca de 70 participantes, incluindo especialistas em Sustentabilidade e coordenadores de sustentabilidade de agências e operadores de diversos países europeus. O evento ocorreu por iniciativa da APAVT, uma das associações-membro do consórcio, com o apoio da Associação de Turismo de Cascais.

O projecto Sustour, apoiado financeiramente pelo programa COSME da UE destinado a dinamizar a competitividade do sector das PME europeias, é gerido conjuntamente pela ECTAA (Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos), a ECEAT (Centro Europeu para o Turismo Eco e Agro), a ANVR (Associação Holandesa de Agências de Viagens), a SMAL (Associação da Indústria Turística Finlandesa) e a UHPA (Associação Croata de Agências de Viagens). Mais de 15 associações nacionais apoiam a iniciativa.

Na foto, a colega Paula Fernandes em representação da AGIC acompanhada por Paula Antunes da APAVT e pela colega Margarida Marques do SNATTI.
Na foto, a colega Paula Fernandes em representação da AGIC acompanhada por Paula Antunes da APAVT e pela colega Margarida Marques do SNATTI.

Dia Mundial do Turismo

No dia 27 de Setembro celebrou-se o Dia Mundial do Turismo. A Organização Mundial de Turismo (OMT) escolheu como tema das celebrações deste ano o “Turismo & Investimentos Verdes”, uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros.

Também a propósito do Dia Mundial do Turismo, a Câmara Municipal do Porto publicou um Manifesto de Boas Práticas para os turistas que visitam a cidade. Chamamos a atenção para a penúltima página no que concerne às vistas guiadas:

Respect the guidelines of each tourist attraction.If you want to take a guided tour of the city, it is best to opt for certified tour guides.

If you generate any kind of waste during your visit to an attraction, please collect it and dispose of it in appropriate places.

Ask for tourist information preferably at the official tourist offices, or through www.visitporto.travel or the information channels of the tourist attractions themselves.

Respect places of worship and preserve tangible and intangible historical heritage.

Manifesto de Boas Práticas

CNIT 2023

As inscrições para o IX CNIT 2023 estão agora abertas. Até ao final de Outubro decorrem as inscrições em Early Bird. Relembramos a página oficial do Congresso: https://cnitportugal.com

Desejamos boa continuação de trabalho!

A Direcção


Deixe um comentário

Outros artigos

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Talk to us