*Texto de Cátia Garcia
Celebramos a nossa profissão juntando 3 coisas que adoramos: aprender, conviver e debater.
O tema lançado pela WFTGA para reflexão este ano foi “O Guia-Intérprete como Embaixador da Paz”, olhamos à nossa volta e percebemos que um ponto fulcral do que fazemos é construir pontes entre pessoas, entre culturas, entre perspectivas.
Foi assim que ficamos tão felizes quando os Jardins do Bombarda aceitam o nosso desafio e tornam-se o local da nossa celebração!

De manhã fomos guiados pela Raquel e pelo Zé Luís através da história e dos projectos que este centro cultural desenvolve, sem dúvida um ponto de encontro da comunidade, construindo pontes entre habitantes e entre estes e os seus visitantes.
A segunda visita da manhã deixou-nos com muito para reflectir. Tivemos o privilégio de ser guiados pela Ana e o Pedro através do complexo do antigo Hospital Miguel Bombarda.
Que espólio de tamanha importância: arquitectura (o Panoptico é um edifício raro no mundo), os objectos, a Arte Bruta, a medicina, a ciência, o tanto que aprendemos.
Depois um bom momento de convívio, à mesa como se gosta! No Bambi Bambi Restaurante
De tarde, sentamo-nos numa conversa aberta com Raquel Fernandes, com quem abordamos o Turismo organizado e o seu papel perante espaços como este, Catarina Portas, com quem abordamos o papel do Guia e o comércio que tão bem preza pelas marcas portuguesas e Ju Candeias, que nos deu a visão mais pessoal de como exercer este papel de paz.

Que boa partilha tivemos.
E sabem qual foi uma surpresa fantástica?
A mãe de Catarina Portas exerceu a nossa profissão!

Obrigado a todos os que tornaram este dia possível, a toda a equipa de organização e a todos vocês (os que conseguiram vir e quem não conseguiu também).
Que comece a época de 2025!

Não se esqueçam – viajar é Olhar o outro!
O nosso agradecimento à Acústica Suave pelo sistema se som.
