Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo 

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O Poder das Imagens

As imagens são poderosíssimos meios de comunicação, substituindo, muitas vezes, as palavras escritas ou orais. Através delas temos o espelho das civilizações e das diferentes culturas ao longo dos tempos, mesmo quando o esquecimento nos fez perder as “chaves” que antes decodificavam facilmente os temas e as narrativas… A cultura ocidental em que nos inserimos, durante os dois últimos milénios esteve intrinsecamente associada à religião cristã, e esta marcava os momentos mais importantes da vida dos homens e mulheres, assim como as pautas de comportamento ético/moral.

Nesse sentido, a arte cristã desempenhou um papel fundamental, sendo vanguardista até ao séc. XX, e atualizando-se a cada novo movimento religioso mais importante para ser o mais eficaz possível. Iremos, num percurso rápido, fazer um périplo por alguns dos principais temas da iconografia cristã, patentes em obras de arte de diferentes séculos (em especial nos da sua génese), existentes tanto em Portugal como noutros países. Importa-nos os temas e os modelos da representação, importa-nos o que faz da obra de arte um verdadeiro documento histórico. E importa-nos saber como identificar rapidamente e explicar aos outros o porquê desta ou daquela representação ou história e quais as suas variantes (quando existem). Na verdade, vamos falar de histórias (verdadeiras e lendárias) e perceber como se codificaram em imagens.

Sessões nos dias 9 – 10 – 11 – 12 – 16 – 17 – 18 – 19 – 23 – 24 – 25 de Janeiro

Data do Início: 09 de Janeiro 2023
Fim da Formação: 25 de Janeiro
Nº de Sessões:
Data das Sessões:
Horários: 18h a 19h30
Local: Zoom
Formato: Online
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO: 03 de Janeiro 2023
Preço Sócio AGIC: 40 €
Preço PIT não Sócio: 70 €
Preço estudantes: 35 €
Observações: Sessões a 9 - 10 - 11 - 12 - 16 - 17 - 18 - 19 - 23 - 24 - 25 de Janeiro

Inscrição

Formador/a:

Carla Varela Fernandes

Carla Varela Fernandes é doutora em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005), com tese sobre – Poder e Representação. Iconologia da Família Real Portuguesa. Primeira Dinastia - Séculos XII a XIV. É Professora de Arte Medieval no Departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais –NOVA-FCSH. Foi bolseira de Pós-Doutoramento da FCT com projecto sobre ao tema genérico: Escultura figurativa portuguesa dos séculos XII a XIV e a produção escultórica coeva internacional. Transferências de conhecimentos, do “saber fazer” e a itinerância artística. Tem participado em diversos projectos de investigação, em Portugal e em Espanha. Participa em encontros científicos e publica estudos em Portugal e no estrangeiro sobre arte e iconografia medievais. Publicou o último livro em 2020, intitulado Santos, Heróis e Monstros. O Claustro da Abadia de Santa Maria de Celas (Editora Colibri) e coordenou o vol. XI da Adlimina. Revista de Investigación del Camino de Santiago y de las Peregrinaciones (2020) dedicado ao culto de Santiago em Portugal. Foi Conservadora do Museu Arqueológico do Carmo (Lisboa), Coordenadora do Fórum Cultural de Alcochete e Chefe da Divisão de Museus da Câmara Municipal de Cascais.

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