Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo
+351931108540
Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo
Os símbolos nacionais portugueses encontram-se apostos em numerosos edifícios e monumentos espalhados por todo o território. É, por isso, natural que despertem a curiosidade dos observadores, quer se trate de turistas, quer de estudiosos ou interessados em património. Nem sempre, contudo, a sua explicação se revela fácil. Tanto mais que muitos desses símbolos se encontram envolvidos em lendas e em explicações afastadas da verdade ou probabilidade científica. O presente curso tem como objectivo, assim, fornecer aos guias-intérpretes as ferramentas adequadas para o conhecimento mais aprofundado dos símbolos nacionais nas várias modalidades que conheceram ao longo dos séculos, bem como para um entendimento circunstanciado do significado da sua presença em diversos tipos de edifícios e monumentos.
APRESENTAÇÃOO curso compreenderá quatro sessões de duas horas, distribuídas em duas semanas, em horário vespertino: 1.ª sessão: Os sinais identificativos de um país: ponto de situação historiográfico. A questão da origem. Armas do rei, da dinastia e da Coroa. A formação de uma heráldica compósita e suas explicações.2.ª sessão: Os emblemas régios entre Idade Média e Idade Moderna: um fenómeno complexo e diversificado. A projecção para os domínios ultramarinos. Relação entre heráldica e outros códigos emblemáticos.3.ª sessão: O entendimento estatal e nacional das armas reais: (re)criações dos séculos XIX a XXI. Interpretações, recuperações, invenções.4.ª sessão: A aplicação dos sinais identificativos de Portugal a edifícios e monumentos: tipologias, significados, leituras.
Estas sessões serão completadas por uma visita de estudo final para quem realiza todo o curso, que permitirá exemplificar com um caso concreto de leitura da heráldica nacional aplicada a um monumento concreto: o mosteiro de Santa Maria de Belém.
DATAS
Sempre das 14:00 às 16:00
1º Sessão: 7 de Janeiro
2ª sessão: 9 de Janeiro
3ª sessão: 21 de Janeiro
4ª sessão: 23 de Janeiro
Miguel Metelo de Seixas nasceu em Lisboa em 1967. Doutorou-se em História com a tese Heráldica, representação do poder e memória da nação, defendida na Universidade Lusíada de Lisboa, onde exerce funções como docente desde 1992. É actualmente investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa, onde dirige o grupo de investigação “Imagens, Textos, Representações”. Colabora como investigador e como consultor em diversos projectos de pesquisa, sempre na sua área de especialização – a heráldica. Principalmente neste campo do saber, tem publicado vasta obra, com cerca de uma centena de títulos, entre livros, coordenação e participação em obras colectivas, catálogos de exposições e artigos, incluindo a direcção da revista especializada Armas e Troféus. É desde 2011 presidente do Instituto Português de Heráldica.
Click one of our contacts below to chat on WhatsApp
Social Chat is free, download and try it now here!