Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo
+351931108540
Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo
Este curso de Introdução à Iconografia foi especificamente concebido como contributo de conhecimentos destinado a guias-intérpretes, e a outros profissionais da área de turismo que todos os dias se confrontam com um património repleto dos mais diversos imaginários, mitológicos, cristãos, profanos, alegóricos.
As aulas são dadas a partir de imagens maioritariamente provenientes do nosso património, musealizado ou não: pintura, escultura, tapeçaria, iluminura, cerâmica, visíveis em museus como o Museu dos Coches, de Arte Antiga, do Azulejo, Museu Gulbenkian, Museu de Beja, Museu de Évora, em palácios como o palácio Fronteira, o palácio de Queluz, ou o palácio da Ajuda, bem como em edifícios religiosos, que contêm as mais diversificadas iconografias.
Organizado em 6 sessões de 1h30m (com um intervalo de 10 minutos), as aulas têm como objetivo tornar acessível a leitura das imagens, cristãs, mitológicas, alegóricas, e familiarizar os participantes com os métodos e utensílios de pesquisa iconográfica necessários à identificação, descodificação e leitura de figuras e programas narrativos.
Com base em obras de pintura, escultura, arquitetura, entre outros suportes de imagem, serão abordados cinco temas principais: Iconografia Cristã (episódios da infância); Mitologia; Personificação e Alegoria.
Grande parte das obras que hoje vemos, muitas delas musealizadas, foram legíveis em seu tempo, faziam parte da vida quotidiana das pessoas, eram familiares, contavam histórias e fábulas cuja memória se foi apagando. A Iconografia e a Iconologia levam-nos ao encontro da leitura e descodificação do significado das imagens o que nos permite integrá-las e entendê-las no contexto em que foram produzidas.
As sessões são baseadas na observação e análise de imagens e programas narrativos, de várias épocas, em suportes e técnicas diversas: pintura, escultura, tapeçaria, marfim, iluminura, entre outros, dando aos alunos a possibilidade de reconhecer e analisar as principais convenções que ao longo dos séculos caracterizaram determinados temas, religiosos ou profanos. A iconografia é um tema com uma abrangência muito vasta e o objetivo desta formação é trazer novos conhecimentos sobre as múltiplas iconografias do nosso património e despertar o interesse e curiosidade por esta fascinante área de estudo.
Ana Paula Rebelo Correia
PROGRAMA
AULA 1 – Terça-feira 7 de janeiro
O que é Iconografia?
Diferença entre Iconografia e Iconologia.
Imagem e mensagem. Leitura iconográfica e dimensão estética.
Como ler uma imagem? Contextos, fontes gráficas e literárias.
AULA 2 – Quinta-feira 9 de janeiro
Introdução à Iconografia Cristã
Temas da Infância de Cristo. Algumas particularidades
Origem, génese, fontes gráficas e literárias, evolução do tema.
AULA 3 – Quarta-feira 15 de janeiro
Iconografia Cristã
Os Evangelistas. Santos e Santas
AULA 4 – Sexta-feira 17 de janeiro
Mitologia greco-romana. Azulejos, estuques, pintura.
A importância da gravura na divulgação das imagens.
AULA 5 – Terça-feira 21 de janeiro
Símbolos, atributos, emblemas, alegorias e personificações
A mitologia na construção das alegorias e personificações.
(quatro elementos, quatro estações do ano, vícios e virtudes…)
AULA 6 – Quinta-feira 23 de janeiro
A Iconologia de Cesare Ripa
Personificações, alegorias, moralidades… Representação, variantes e particularidades.
Click one of our contacts below to chat on WhatsApp
Social Chat is free, download and try it now here!