AGIC

Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo 

Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo 

Quando a morte celebra a vida

Espaços, monumentos e objectos da memória póstuma em Portugal (1200-1400)

Sinopse:

Pensando nos muitos espaços de memória que os poderosos mandaram construir para si (e para suas famílias), ou os espaços que, com o seu patrocínio, melhoraram através de obras que os atualizassem de acordo com o gosto artístico de cada época, podemos afirmar que as obras que resultam do pensamento sobre a morte são as mais “vanguardistas”, mais profundamente carregadas de simbolismo. Por isso, e porque estes espaços (arquitecturas) e os monumentos funerários que se encontram em alguns dos monumentos mais visitados pelo turismo nacional e estrangeiro (outros nem tanto, mas que importa muito conhecer), esta proposta pretende revisitar e aprofundar temas sobre os quais convém reflectir.  Incidirá sobre os exemplos portugueses, mas sempre que possível faremos “pontes” com exemplos estrangeiros para que o nosso discurso (o meu e o vosso) possa ser mais contextualizado.

Data do Início: 16 Junho 2020
Fim da Formação:
Nº de Sessões:
Data das Sessões:
Horários: 16h30
Local: via Zoom
Formato: Online
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO:
Preço Sócio AGIC: Gratuito. Exclusivo para sócios AGIC €
Preço PIT não Sócio:
Preço estudantes:
Observações: Curso às segundas, terças e quintas-feiras

Inscrição

Formador/a:

Carla Varela Fernandes

Carla Varela Fernandes é Doutora em História da Arte pela FLUL (2005), com tese sobre Iconologia da Família Real Portuguesa. Primeira Dinastia - Séculos XII a XIV.

É Professora Auxiliar no Departamento de História da Arte da NOVA-FSCH-UNL.

Foi bolseira de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É membro integrado do Instituto de Estudos Medievais – FCSH-Universidade Nova de Lisboa. Tem participado em diversos projectos de investigação, em Portugal e em Espanha. Participa em encontros científicos e publica estudos em Portugal e no estrangeiro sobre arte medieval.

É autora dos livros – Imagens de Pedra. Escultura Tumular Medieval da Sé de Lisboa, IPPAR, 2001; A Imagem de um Rei. Análise sobre o Túmulo de D. Fernando I, MAC, 2009; Pero. O Mestre das Imagens, Imprimatur, 2018; Santos, Heróis e Monstros. O Claustro da Abadia de Santa Maria de Celas, Ed. Colibri, 2019. 

Foi Conservadora do Museu Arqueológico do Carmo (Lisboa), Coordenadora do Fórum Cultural de Alcochete e Chefe da Divisão de Museus da Câmara Municipal de Cascais

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Talk to us