O Passeio da Estrela, um dos mais antigos jardins de Lisboa, teve a sua origem na cerca do Convento Beneditino na Nossa Senhora da Estrelinha. Durante os seus 170 anos foi palco de bailes, quermesses, fogo de artificio, exposição de floricultura e até foi casa do famoso Leão da Estrela! Neste espaço também se testou o conceito de Jardim Infantil baseado na Escola Fröbel, no renovado e lindo Chalet da Estrela.
Identificar plantas consegue-se com a observação constante ao longo das 4 estações. Algumas espécies identificam-se pelo fruto, outras pela flor, outras pela forma peculiar, ou pelo tronco. Por exemplo, no inverno mesmo sem folhas, identifica-se facilmente o Freixo pelo tronco. Por outro lado, a Tipuana tipo e a Robinia pseudoacacia têm folhas tão parecidas que precisam de florescer ou frutificar para se distinguirem.
Aprende a identificar as plantas dioicas e monoicas, e conhece quais as técnicas que as plantas usam para se protegerem. Nesta visita vem conhecer a planta fóssil, a estranguladora, a híbrida e a malvada!
Este Jardim da Estrela é um verdadeiro oásis de cor, cheiros e sombras, retiro de pássaros, plantas e sempre muito frequentado por Lisboetas em qualquer dia da semana!
Os jardins de Lisboa tão importantes como o património edificado merecem também a atenção dos guias interpretes.